27/11/2015 20:40
  • Após reforma, Unidade de Saúde é entregue à população de Natal
Marco Polo

A população de Natal recebeu nesta sexta-feira (27) mais uma unidade de saúde reformada. A Unidade Básica de Saúde de São João, no bairro de Lagoa Seca, teve toda a estrutura física reformada. Foram realizados serviços de pintura interna e externa, troca das instalações elétricas e hidrossanitária, trocas de portas, janelas e luminárias, além de uma ambiência climatizada e de acordo com as normas de acessibilidade (NBR/9050) e as normas da Vigilância Sanitária. A obra ficou orçada no valor de R$ 169.679,22, com recursos com Governo Federal, por meio do Programa Requalifica, e contrapartida da Prefeitura Municipal de Natal.

Apesar da crise financeira que vive o país, a Prefeitura do Natal continua investindo em todas as áreas e com a saúde não é diferente. A nova estrutura da UBS de São João dispõe de quatro consultórios médicos, um consultório de psicologia, um consultório odontológico, uma sala de preparo, uma sala de curativo, uma sala de vacinação, uma sala de esterilização, sala de enfermagem, farmácia, administração, direção, arquivo e recepção.

"O Brasil está vivendo tempos difíceis. Natal não é diferente e está enfrentando essa crise com muito trabalho e esforço. Das 80 unidades de saúde da capital, 40 delas estão sendo ampliadas e reformadas. Já inauguramos a UPA da Cidade da Esperança, no final de dezembro iremos inaugurar a nova UPA da zona Norte e em março a UPA de Cidade Satélite. O dia 18 de dezembro será uma data histórica com a inauguração do primeiro hospital público municipal de Natal", disse o prefeito Carlos Eduardo.

Os serviços oferecidos na UBS São João, que pertence ao distrito sanitário Leste, são de clínica médica, pediatria, psicologia (acolhimento, psicoterapia, Grupo TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo), ginecologia (consultas, pré-natal, preventivos, colposcopia, cauterização e inserção de DIU), nutrição (consultas e orientações sobre alimentações saudáveis), odontologia, enfermagem, teste do pezinho, pré-natal, teste rápido de HIV e Sífilis, curativo e retirada de pontos, administração de medicamentos, vacinação, esterilização, Crescimento e Desenvolvimento (CD), farmácia (dispensação de medicamentos e orientação do uso destes), e confecção do Cartão SUS.

A unidade dispõe dos Programas de Hanseníase; Tuberculose; Hiperdia; Planejamento Familiar, Programa Requalifica. Além disso, são realizados serviços com equipe multidisciplinar como o Consultório na Rua que tem atendimento in loco à população, desenvolvendo ações com palestras educativas, mediação ao serviço de saúde e a intersetorialidade, além de marcação de consultas e exames pelo Sistema Nacional de Regulação (SISREG).