30/11/2015 16:21
  • Obras do Hospital Municipal de Natal seguem em ritmo acelerado

Primeiro hospital público da Capital, o Hospital Municipal de Natal, que abrigará o Pronto Atendimento Infantil Sandra Celeste e o Hospital dos Pescadores, está passando por seus últimos dias de obras de readequação da estrutura física. Depois de pronto, a expectativa é que a unidade realize uma média de 500 internações e 23 mil atendimentos mensais, entre clínica médica, pediatria e ortopedia.

O Hospital Municipal de Natal tem 80 leitos, sendo dez de Terapia Intensiva, cinco de psiquiatria, oito de pediatria clínica, 35 de clínica médica e 22 de clínica cirúrgica. A unidade hospitalar contará com atendimento em ortopedia clínica 24 horas e pronto atendimento adulto e infantil 24 horas.

Serão realizadas cirurgias eletivas nas áreas de cirurgia geral, ortopedia e urologia e concentrará os atendimentos que hoje são realizados no Pronto Atendimento Infantil Sandra Celeste e o Hospital dos Pescadores. Aproximadamente 340 funcionários serão deslocados para o Hospital Municipal, sendo uma parte deles transferido do Sandra Celeste, outra do Hospital dos Pescadores e os demais vindos de contratação seletiva.

Gastos com obras serão abatidos no aluguel
Na obra de readequação do Hospital Municipal foram investidos entre R$ 150 mil a R$ 200 mil, cujo valor será abatido do contrato de aluguel do local. O primeiro e o segundo andar onde funcionarão as emergências infantil e adulto, além de setores de internamento já estavam com os serviços praticamente concluídos. Foram realizadas revisões em toda a parte elétrica e hidráulica, adequações em banheiros e portas para acompanhar a lei no que diz respeito à acessibilidade, além de serviços de pintura e hidrossanitários.

Conforme informações do Departamento de Infraestrutura Física e Tecnológica da Secretaria Municipal de Saúde, os custos para implantação do Hospital foram reduzidos atendendo ao decreto do prefeito Carlos Eduardo de economia. Foi utilizado um contrato já existente na própria secretaria para recuperação de equipamentos, o que diminuiu o gasto nessa área. Os demais equipamentos vem do Hospital Memorial, onde antes era feito o atendimento ortopédico, do Sandra Celeste e do Hospital dos Pescadores. As demais necessidades foram adquiridas.