01/12/2015 17:01
  • Projeto “Natal sem dívidas” supera expectativa e realiza mais de mil atendimentos

O Projeto “Natal sem dívidas”, da Prefeitura do Natal, por meio do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal), lançado oficialmente no dia 5 de novembro, no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, superou todas as expectativas dos organizadores em número de atendimentos. Nesta terceira edição do projeto, foram realizados 1298 atendimentos. No ano passado, 800 atendimentos foram contabilizados. Os descontos oferecidos pelas empresas para os consumidores chegaram a superar os 70%.

A ação, realizada na Praça Pedro Velho (Cívica) de Natal teve duas fases: na primeira, entre os dias 10 e 20 de novembro, foi feito o preenchimento de formulário, triagem de análise dos casos e elaboração de propostas para parcelamento de dívidas. Já na segunda fase, entre os dias 23 e 27 de novembro, o programa teve mutirões de mediação em busca de audiência com as empresas.

Durante a ação, os consumidores endividados tiveram acesso a consultas online ao Serviços de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa. Além disso, o Procon Natal disponibilizou por meio de parceria com o Centro Universitário, estudantes de psicologia que realizaram atendimentos diferenciados a fim de compreender os reais motivos do endividamento.

O “Natal sem dívidas” visa intermediar a negociação de débitos entre credores e consumidores que estejam inscritos em cadastros de inadimplentes, com a conciliação dos interesses das partes, de forma amigável e administrativa, buscando atingir a satisfação de todos.

“Consideramos a realização de mais uma edição do Projeto “Natal sem dívidas” exitosa. Este ano, ampliamos o número de empresas cadastradas, sobretudo os bancos, que representam a maior “vilão” de causas de endividamento”, enfatizou o diretor geral do Procon Natal, Kleber Fernandes.

O projeto contou com importantes parceiros: a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal (CDL) e Centro Universitário Uni-RN.