05/02/2016 14:57
  • XVI Jenat 2016 encerra atividades com a realização de minicursos
Manoel Barbosa

O terceiro e último dia da Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal (XVI Jenat) foi reservado para a realização de minicursos. Foram oferecidos 16 minicursos nos dois turnos ministrados por educadores da rede municipal de ensino.

A proposta foi de provocar reflexões e iniciativas pedagógicas que resultem em aprendizagem mais significativas. Nesse sentido os temas dos minicursos abordaram propostas e conteúdos com aprendizagem de fácil aplicação no cotidiano das unidades de ensino da rede. Cada curso teve carga horária de quatro horas e com a participação de 50 alunos por turma.

Dentre os temas abordados nos minicursos assuntos como “Brincando e Aprendendo com a Matemática nos anos iniciais”’, “O acolhimento na Educação Infantil e sua importância na prática”, “Avaliação: Verifica ou Pune? E “Sou professor: como me apresentar nas redes sociais?”.

O minicurso com o tema “Sou professor: como me apresentar nas redes sociais?” foi ministrado pelo professor mestre em Estudos da Mídia pela UFRN e chefe da Assessoria de Comunicação da SME, Riccelli Araújo. O debate propôs uma reflexão do professor no universo virtual e como se posicionar enquanto profissional de educação,

Rodoval Coelho da Silva, professor de Ciências da Escola Municipal Professor Francisco de Assis Varela Cavalcanti, destacou a importância de realizações desses debates. “A ideia de discutir esses assuntos é muito boa. Pois os professores precisam despertar para esse que pode ser a solução, mas a causa de muitos problemas”, concluiu.

De acordo com o professor Riccelli Araújo, o objetivo do minicurso é atentar aos professores sobre determinadas posturas no meio digital, destacando sempre a imagem e o exemplo que se deve transmitir aos alunos, principalmente quando o aluno tem acesso ao perfil do professor nas redes. “Não somos apenas pessoa física, somos principalmente, o espelho do que representamos e das funções que exercemos”, concluiu.