05/02/2016 15:22
  • Mobilização de combate ao Aedes aegypti reuniu centenas de pessoas em Mãe Luiza
Divulgação SMS

Centenas de moradores de Mãe Luiza, zona Leste de Natal, se uniram aos profissionais de saúde no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação, que percorreu as ruas do bairro, contou com a presença de lideranças comunitárias, profissionais de saúde, agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde, além de representante de outras secretarias municipais que foram parceiras na ação.

A mobilização aconteceu em dois momentos. O primeiro momento foi com ações de prevenção e promoção à saúde que foram realizadas na Casa do Bem, como teste de glicemia e aferição de pressão arterial. No local, a comunidade foi informada sobre os cinco pontos para instalação de coletores de lixo, além de oficinas temáticas sobre dengue, zika e chikungunya, esclarecendo a população sobre as três doenças. No local também foi feito o anúncio de instalação da unidade sentinela da Vigilância Ambiental e o planejamento da visita à imóveis fechados.

Paralelo a isso, centenas de moradores percorreram as ruas do bairro, com ações de panfletagem educativa e orientações para a população mostrando a importância no trabalho de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, além de coletar lixo espalhado pelas ruas. A Urbana, parceira da ação, estava realizando a limpeza de terrenos baldios e pontos críticos para a proliferação do mosquito. Na visita domiciliar, técnicos do Setor de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador da SMS (Visamt-SMS) distribuíram frascos de hipoclorito de sódio a 2,5% para a população.

As atividades foram realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, do Centro de Controle de Zoonoses, do Distrito Sanitário Leste, além da parceria do Conselho Comunitário, Casa do Bem, IDEMA, Espaço Solidário, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João Perestrello, Escola Futuro do Saber, Clínica Santana, CEREST-Natal, Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur), Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), entre outras secretarias municipais.