07/02/2016 02:12
  • Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens arrastou uma multidão pelas ruas de Ponta Negra
Márlio Forte

Um sábado histórico. Esse foi o terceiro dia de carnaval na cidade de Natal. O polo multicultural de Ponta Negra foi palco de um dia de festa memorável. A folia teve início do o show do artista potiguar Diogo das Virgens que esquentou o público antes da saída do bloco Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens. Este ano a agremiação homenageou a figura do folclorista norte-rio-grandense Deífilo Gurgel. O prefeito Carlos Eduardo acompanhou toda a movimentação do polo de Ponta Negra acompanhado da primeira dama do município Andrea Ramalho Alves, além do secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão.

O bloco saiu pela avenida Praia de Ponta Negra em um frenesi total. Foi difícil segurar a empolgação dos foliões. Os Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens já estão consolidados como um dos maiores blocos do carnaval de Natal. Faltou espaço para comportar tanta gente. O frevo do Chico, uma orquestra formada por 52 músicos, foi responsável por levantar a galera ao longo do percurso. No repertório, todos os grandes sucessos do carnaval brasileiro. Os bonecos gigantes representando as figuras que dão o nome ao bloco também estiveram presente, bem como os bonecos homenageando um dos fundadores do bloco, Edmar Viana, e Deífilo Gurgel.

Quem não escondeu a emoção com o bloco foi o jornalista Alexandre Gurgel. Filho de Deífilo, ele estava tomado de boas recordações e extremamente grato em nome da família pela lembrança. Ele recordou que também em um dia 06 de fevereiro, há quatro anos, Deífilo faleceu, deixando um legado de muito conhecimento, grandes obras para o folclore brasileiro e muitos desses estudos envolveram o carnaval, a festa mais nacional de todas: "É o reconhecimento a um verdadeiro sacerdote da cultura. A figura de Deífilo está imortalizada e essa homenagem nos enche de orgulho".

O carnaval em Ponta Negra é parada obrigatória entre natalenses e turistas. A praia mais famosa da cidade atrai um público de várias gerações e já se consolidou no cenário da festa na capital potiguar. Boa parte do público que vai curtir o carnaval naquela região não economiza na criatividade e no bom humor e investe pesado para confeccionar as melhores fantasias. Destaque para as crianças que deram um brilho todo especial a folia de Ponta Negra.

Outra característica importante do polo é a presença de famílias inteiras. Avôs, pais, mães, filhos e netos se reúnem para curtir a festa. A natalense Andressa Matias esteve no local acompanhada do filho, dos irmãos, cunhadas e sobrinhos. Era um grupo de 15 pessoas. Ela contou que esse foi o segundo ano de carnaval da família em Ponta Negra. Andressa classificou a festa como espetacular e garantiu que vai virar freguesa do carnaval natalense: “Se o melhor está aqui na nossa terra por que sair? Temos que valorizar o que é nosso e o carnaval de Natal está maravilhoso”, declarou.

O gaúcho Emerson Santana mora em Natal há nove anos e estava estreando no carnaval daqui. Ele foi até Ponta Negra com toda família esposa e duas filhas. Todos devidamente fantasiados e cheios de energia. Emerson estava com o aparelho celular na mão tirando fotos e fazendo vídeos para enviar aos amigos no Sul, mostrando a qualidade, organização e animação do carnaval da capital potiguar: “Essa é uma festa extremamente válida. É minha primeira vez e já fui conquistado por essa maravilha que é o carnaval natalense. Estou postando todos os momentos vividos aqui para estimular meus amigos gaúchos a virem em outras edições”.