04/05/2016 10:40
  • Titular da Semurb discute logística reversa nos Municípios em Seminário Nacional no RJ
Foto: Assessoria Semurb

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Marcelo Rosado, participa nesta quarta-feira (4), no Rio de Janeiro, do "Seminário Nacional de Logística Reversa: O Estado de Arte e Perspectivas para a Implantação da Logística Reversa no Brasil". O evento conta com a participação da Ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira e de secretários do Meio Ambiente de todo o País para discutir como a Logística Reversa tem sido aplicada pelas cidades brasileiras desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº12. 305 de 2010.

Rosado que é coordenador da Regional Nordeste do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) vai representar Natal nas discussões durante a Mesa Redonda4 as "Experiências das cidades Brasileiras nas Políticas Municipais de Logística Reversa".

O debate, que acontece logo mais à tarde, às 15h, será mediado pelo secretário municipal do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz, e também vai contar com a participação do secretário Executivo do CB27, Nelson Moreira Franco, do secretário de Meio Ambiente de Aracajú, Eduardo Lima, e da titular de Meio Ambiente de Fortaleza, Maria Águeda Muniz.

A logística reversa é um dos instrumentos para aplicação da responsabilidade compartilhado pelo ciclo de vida dos produtos. A PNRS define a logística reversa como um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”

Segundo o titular da Semurb, o principal objetivo de evento é analisar como os estados e municípios brasileiros poderão contribuir para acelerar o cumprimento da Política Nacional. “Durante os debates vamos apresentar algumas ações que já vem sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Natal no que diz respeito ao tema”, conta.

Ainda segundo Rosado, um dos exemplos é o Projeto Selo Verde, resultado das ações firmadas entre Ministério Público, Semurb e proprietários de postos de combustíveis de Natal para minimizar os danos ambientais causados por esta atividade na cidade, com a reestruturação física e nova política de destinação dos resíduos. Além da experiência da Campanha de Recolhimento do Lixo Eletrônico, promovida pela Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), e que contou com o apoio de diversas secretarias do Município e colaboradores do Setor Privado entre outras ações.

A solenidade de abertura do evento ocorreu no início desta manhã, ás 9h, e seguiu coma Mesa Redonda 1: “Os Resultados da COP21 para o Brasil e Seus Desdobramentos para o Estado e o Município do Rio de Janeiro”, e a Mesa Redonda 2: “Implementação dos Acordos Setoriais: Embalagens, Óleos e Lubrificantes, Lâmpadas e Eletroeletrônico.

Já a tarde, o Seminário será reaberto com a Mesa 3: “Logística Reversa de Embalagens em Geral: Instrumentos Indutores e Entraves” e logo em seguida ocorre a Mesa Redonda 4 as "Experiências das cidades Brasileiras nas Políticas Municipais de Logística Reversa". As 16h30 o evento será encerrado com um Coquetel e Lançamento do livro: “Resíduos Sólidos: Coletânea das Legislações Federal, Estadual e Municipal do Rio de Janeiro”.

O Seminário Nacional de Logística Reversa é coordenado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e conta como o apoio da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj) e Sistema Fecomércio.