Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

04/05/2016 12:25
  • Semurb adota WhatsApp como ferramenta de comunicação com o contribuinte

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) vai utilizar o aplicativo WhatsApp se comunicar com o cidadão. O serviço é destinado aos empresários, contribuintes e despachantes que poderão receber em tempo real através do aplicativo, notificações sobre de pendências identificadas em seus processos, com relatório e registro fotográfico da vistoria. Além disso, o contribuinte é avisado de que o processo foi finalizado e está disponível para efetivação do pagamento. Este serviço é mais uma ferramenta para dar resposta mais rápida ao cidadão que procura a secretaria para licenciar seu imóvel ou serviço.

Para a Diretora do Departamento do Licenciamento de Obras e Serviços da Semurb, Alessandra Marinho, a ideia de implantar o novo serviço é para atender uma demanda já muito esperada pelos empreendedores, diante das limitações da notificação padrão, “o relatório de vistoria que nós preparamos, por exemplo, chega ao contribuinte apenas por escrito. Como relatório fotográfico em mãos e suas respectivas observações, torna-se viável o esclarecimento da pendência existente, facilitando, por parte do empreendedor, a correção dos itens apontados em tempo hábil”, acrescenta.

Ainda segundo Alessandra o serviço agiliza o processo de licenciamento e evita que alvarás fiquem estagnados “existe essa má fama de que o órgão demora a entregar as licenças, e muitas vezes, é o proprietário que não toma conhecimento da finalização de seu processo;” Com as notificações via whatsapp informamos em tempo real sobre a conclusão do trâmite, além de enviarmos a lista das possíveis pendências elencadas pela análise e o relatório fotográfico das vistorias”, conclui.

O Secretário Adjunto de Fiscalização e Licenciamento Daniel Nicolau destaca que “a maioria dos contribuintes contrata despachantes para ficar intermediando o processo e muitas vezes a informação não chega ao real interessado, gerando algumas vezes divergências sobre os procedimentos”. E qualifica o novo serviço como uma alternativa criativa diante da crise atual. “Apesar dos cortes, estamos conseguindo lançar um serviço novo com poucos recurs os, reaproveitando os já existentes, acompanhando a evolução das redes sociais e atendendo aos interesses dos cidadãos”.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css