04/05/2016 15:49
  • Oficina discute o fortalecimento dos Distritos Sanitários de Natal

A Secretaria Adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD-AIS) da Secretaria Municipal de Saúde de Natal reuniu durante toda a terça-feira (3), no auditório da Linfasse Imaculada Conceição, representantes dos Departamento de Atenção Básica (DAB), Atenção Especializada (DAE) e de Vigilância em Saúde (DVS) para debater o funcionamento e buscar estratégias de fortalecimento dos distritos sanitários de Natal durante a Oficina Discutindo os Distritos Sanitários. A cidade possui cinco distritos sanitários: Norte I, Norte II, Sul, Leste, Oeste e Sul.

A Oficina teve o objetivo de discutir o processo de reorganização dos distritos sanitários. Num primeiro momento, foi feito um momento de reflexão sobre o processo de trabalho no Distrito Sanitário. Em seguida, os técnicos que compõe os núcleos dos distritos foram divididos em grupos para discutir o que são os núcleos, para que servem, o que fazem, quem compõe e como funcionam.

À tarde, foi feita a apresentação dos núcleos, com novas propostas de reorganização do processo de trabalho. Em seguida, foi discutido o planejamento das ações de cada distrito para implantar os núcleos, onde cada distrito escolheu uma linha de cuidado (hipertensão, diabetes, obesidade, vascular, entre outras) para implementar de forma integrada com os núcleos.

Atualmente, cada distrito sanitário conta com os núcleos de Atenção Básica, Recursos Humanos, Regulação, Planejamento e Epidemiologia (Vigilância em Saúde). A proposta apresentada na Oficina é que os núcleos trabalhem de forma integrada e que o Núcleo de Atenção Básica passe a ser Núcleo de Atenção à Saúde, integrando as ações da Atenção Básica e da Atenção Especializada, com foco nas redes de atenção à saúde.

A diretora do Departamento de Atenção Especializada (DAE), Renata Silva Santos, explicou que a oficina teve o objetivo principal de mudar a forma de trabalho dos distritos, além de nortear a operacionalização das ações, bem como fortalecer a política à saúde. "Precisamos otimizar o nosso trabalho, focando nos indicadores, para que possamos, cada vez mais, otimizar os nossos serviços, bem como diagnosticar os problemas. A ideia é fortalecer o que já existe, trabalhando as metas e indicadores estabelecidas junto as unidades de saúde".

O Distrito Sanitário traz para próximo do cidadão, usuário do SUS, a execução das ações e serviços de saúde, o planejamento de políticas e outros mecanismos que buscam ampliar o acesso aos serviços de assistência à saúde, e a otimização dos recursos.

A ideia, segundo a diretora Renata Silva Santos, é transformar o modelo assistencial a partir da introdução de planejamento local, da supervisão da atenção primária e de modificações na organização dos serviços, levando em consideração as redes de atenção à saúde.