25/05/2016 13:54
  • Semana de Enfermagem é encerrada com palestras e homenagens

Nesta terça-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde encerrou a Semana de Enfermagem 2016 com uma série de atividades que envolveram discussões e palestras com a finalidade de proporcionar a reflexão da importância da profissão na saúde pública. O objetivo foi homenagear como uma forma de agradecimento a classe de enfermeiros por todos as lutas diárias envolvidas no trabalho de assistência a comunidade.

O evento começou com a formação da mesa de abertura composta por Francisca Nazaré Liberalino, Presidente da ABEN-RN, Suerda Santos Menezes, Presidente do COREN-RN, Luciano Gomes Cavalcanti, da SINDERN e o secretário Adjunto de Gestão Participativa e Educação em Saúde da SMS, Marcelo Bessa Freitas, que discursaram acerca do papel do profissional de enfermagem na saúde pública e conjuntamente pediram a união da classe na busca por novas conquistas.

Segundo Marcelo Bessa, a Secretaria Municipal de Saúde não poderia deixar de ter este momento tão importante para agradecer a estes profissionais. "Não é fácil ser enfermeiro e gestor, mas tenho uma parcela de responsabilidade com a enfermagem. Como profissionais, entendemos as dificuldades enfrentadas no dia a dia e o que podemos fazer pela enfermagem, porque somos nós que organizamos o serviço", comentou.

Em sua palestra com a temática de Gestão e Responsabilidade Técnica, o secretário Marcelo Bessa apresentou os estudos de diversas pesquisas que foram realizadas ao longo dos últimos anos. Encerrada a demonstração, profissionais da rede de serviços foram citados para compor a mesa redonda sobre o papel da enfermagem no cuidado com a vida na baixa, média e alta complexidade, neste caso no Hospital Municipal de Natal, mediada pela enfermeira Nádia Rocely Almeida. Por fim, alguns enfermeiros receberam uma bela homenagem com placas pelo excelente trabalho desempenhado no serviço de saúde da rede municipal.

Regina Célia, enfermeira da Unidade de Saúde do Santarém, contou que se sente feliz por ter sido convidada a fazer parte deste momento que dá a oportunidade de reconhecer o valor do profissionais que estão mais próximos da população. "Nós profissionais da enfermagem abrangemos 70% da rede de saúde e queremos dar uma melhor qualidade de assistência, como também, ser valorizados enquanto profissional".

A homenagem buscou comemorar o esforço destes profissionais indispensáveis nos hospitais da cidade, cujo trabalho essencial para a sociedade merece ter o reconhecimento devido. A exemplo disso, a cobertura vacinal realizada pela equipe de enfermagem que, em locais como o bairro de Felipe Camarão, tem ajudado a diminuir drasticamente o número de morte de bebês e, por sua vez, salvando milhares de vidas.

"O momento crítico político deve servir de estímulo para que a classe procure se manter unidas na luta por melhores condições de trabalho, e temos uma Secretaria que vêm convidando os enfermeiros a participar das discussões de fortalecimento da categoria", afirma Marcelo Bessa.