25/05/2016 16:05
  • Parque da Cidade inicia projetos que valorizam as suas belezas naturais

A beleza arquitetônica saída da prancheta de Oscar Niemeyer aliada à beleza natural existente em 136 ha de fauna e flora preservadas deu origem ao Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, uma Unidade de Preservação, construído pela Prefeitura Municipal de Natal. Ficar mais perto da natureza e contemplar toda essa beleza aliada à preservação do meio ambiente são os objetivos dos projetos que o Parque da Cidade oferece aos visitantes, como forma de promover um relaxamento da mente ou de exercitar o corpo, sempre cuidando da saúde.

Na Semana do Meio Ambiente, que acontecerá de 01 a 05 de junho, serão implantados vários projetos elaborados pela equipe do Parque da Cidade, entre eles a Praça do Pôr do Sol; O Sistema Solar no Parque; o Centro de Produção de Mudas de Espécimes da Mata Atlântica; o Circuito Ambiental, onde as famílias poderão participar de forma gratuita, além de projetos de incentivo à leitura. O primeiro projeto implantado é “Tistu Pensa Verde”, encenado pelo ator Josivan Alves, voltado para a educação ambiental e formação de leitores, que será encenado no dia 28 de maio, e acontece sempre no último sábado de cada mês, no Ponto de Descanso B.

No dia 3 de junho a Praça do Pôr do Sol começa a funcionar na entrada da trilha natural com música ambiente, em parceria com a ONG Atitude/Cooperação. O projeto Pôr do Sol, como o nome já diz, acontecerá sempre às 16 horas da última sexta-feira do mês e a primeira atração serão grupo de Cordas “Tocando a Vida com D´Amore”, criado pelo maestro Osvaldo D´Amore, já falecido, e um grande incentivador da música como forma de tirar crianças carentes das ruas.

O Sistema Solar no Parque – Compreendendo Noções de Escala e o Nosso Lugar no Universo também será implantado no dia 3 de junho e visa difundir a ciência no Parque da Cidade, por meio de placas instaladas ao longo da trilha pavimentada, representando a distribuição dos planetas do Sistema Solar.

Também no dia 3 de junho será inaugurada a Mostra de fotografias e o Circuito Ambiental, que visam apresentar aos visitantes as Zonas de Proteção Ambiental de Natal – ZPA´s, além do Bosque das Mangueiras e do Baobá do Poeta, que integram a preservação do verde na cidade de Natal. Os fotógrafos Alex Gurgel e Jailson Fernades percorreram todas as áreas citadas e fotografaram o que temos de mais belo e que deve ser preservado.

O Centro de Produção de Mudas de Espécimes da Mata Atlântica vai trabalhar bem a questão de conhecimento e proteção ambiental. No local, serão produzidas mudas de 20 espécies existentes na Mata Atlântica e que serão plantadas em áreas degradadas da ZPA-01, passíveis de recuperação pelo Setor de Manejo do Parque da Cidade.

Para o gestor do Parque da Cidade, Carlos da Hora, os projetos funcionarão também como ambiente de pesquisas científicas nas diversas áreas das ciências ambientais e biológicas e como espaço de disseminação do conhecimento e das ações da unidade de conservação municipal através de aulas de campo e visitas agendadas de turmas escolares. “Sendo o Parque da Cidade do Natal um espaço de conhecimento, lazer e qualidade de vida, os projetos são um meio de divulgação da temática ambiental, gestão sustentável das atividades de pesquisas e produção cientifica realizadas pela comunidade técnica e acadêmica. Uma visita ao Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte propicia o estudo de várias disciplinas como português, matemática, ciências, geografia, história, além da proteção ao meio ambiente”, exemplifica o gestor.

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte tem estacionamento próprio e não cobra pela entrada. Para informações e/ou agendamentos, ligar para 3232-3207/3232-3074.