28/06/2016 16:28
  • Ponto eletrônico por biometria é expandido para unidades de saúde

Dando continuidade a expansão do Ponto Eletrônico por biometria, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal segue implantando nos serviços de saúde da rede. O sistema do Ponto eletrônico desenvolvido pelo Setor de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (SGTIC) possibilita que o servidor consiga ver a sua carga horária trabalhada, carga restante, bem como a justificativa.

O sistema atende a uma Decreto Nº 10.175 de 30 de dezembro de 2013, que dispõe sobre o horário de expediente e implanta Sistema de Registro de Frequência Eletrônico, estabelecendo critérios básicos ao seu uso no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional da Prefeitura Municipal de Natal e dá outras providências.

O objetivo é ampliar os mecanismos de gestão de Recursos Humanos, verificar o efetivo cumprimento de carga horária, controlar a execução de serviço extraordinário e evitar pagamentos indevidos.

O sistema foi inicialmente implantado no Nível Central da SMS, há mais de um ano, passou pelas sedes dos cinco Distritos Sanitários e está chegando às unidades de saúde, maternidades, policlínicas, entre outros, até a totalidade dos serviços de saúde da rede. “Todos os servidores, sem distinção, terão que bater o ponto eletrônico”, destaca o secretário Luiz Roberto Fonseca.

Com a implantação do sistema, a SMS Natal adquiriu 70 relógios de ponto. Segundo o chefe do SGTIC, Dauran Aguiar Lima, os servidores tiveram boa receptividade. A maioria dos servidores aceitou positivamente a chegada do ponto, mas destacou que esse momento é de adaptação ao novo sistema.

O Sistema já está implantado no Distrito Norte I, na UPA Pajuçara. No Distrito Norte II, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Departamento de Logística e Suporte Imediato (DLS) e Unidade de Saúde de Soledade II. No Distrito Sul, a maioria das unidades já tem o sistema, restando apenas a Maternidade Araken Pinto, UBS do Jiqui e Candelária.

O Distrito Sanitário Leste o sistema já existe no Departamento de Vigilância em Saúde (DVS). No Distrito Oeste, no Serviço Móvel de Urgência (SAMU).

“Estamos avançando. Já na próxima quinzena de julho, o sistema será implantado na Unidade de Saúde de Bom Pastor, nas UPAs Potengi e Esperança, na Maternidade Leide Morais e no Hospital Municipal de Natal”, afirmou Dauran.