27/07/2016 10:18
  • A obra “O Pequeno Príncipe” é tema de exposição na Escola Municipal Adelina Fernandes
Felipe Dantas

O clássico da literatura mundial “O Pequeno Príncipe”, do francês Antoine de Saint-Exupéry publicada pela primeira vez em 1943, agora faz parte das vivências dos alunos da Escola Municipal Professora Adelina Fernandes, localizada no bairro Potengi, na Zona Norte de Natal.

O projeto “Os valores na obra O Pequeno Príncipe” foi idealizado pela professora de Ensino Religioso, Andreza Ferreira, que procurou uma desenvolver uma proposta para trabalhar temas que valorizem uma formação cidadã. “O projeto surgiu da necessidade de contribuir com a formação de valores importantes para os alunos”, explica Andreza.

Além do contato com a obra literária, os estudantes assistiram ao filme inspirado na obra de Antoine de Saint-Exupéry, além de participarem de um concurso de desenho com a temática do projeto. Foram classificados sete desenhos, e os estudantes vencedores ganharam um exemplar do clássico francês. A exposição acontece entre os dias 26 e 28 de julho. Durante os três dias de exposição do projeto também acontece sorteio de outros exemplares da obra.

Para tornar mais dinâmica as atividades do projeto, a professora Andreza Ferreira pesquisou e trouxe para a escola objetos significativos da época em que viveu Saint-Exupéry, como um capacete original utilizado na II Guerra Mundial, o jornal da época com o anúncio do falecimento do escritor francês, moedas antigas, miniatura de aviões, discos de vinil e outras obras de autoria de Antoine de Saint-Exupéry.

Estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, Matheus Santos da Mata (13), participou ativamente do projeto. “O que eu mais gostei são os valores que o livrou apresenta e que vou guardar comigo. Os materiais expostos da época que viveu o escritor também são muito legais”, disse.

A colega de classe de Matheus Mata, Amanda Gomes de Lima (13), ficou encantada. “Eu achei tudo lindo. A inspiração do autor foi muito legal. Eu estou ampliando meus conhecimentos”, comentou.

A exposição acontece até sexta-feira (26) e vai receber todos os 417 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Adelina Fernandes.