25/10/2016 14:41
  • Professores do município participam de oficina ministrada pela Garagem Fab Lab
Adrovando Claro
Professores da Rede Municipal de Ensino que integram a Rede de Educadores do Bairro de Felipe Camarão, participam nesta terça-feira (25), de uma oficina de ensino da plataforma “Hora do Código na Escola”, em parceria com a Organização Não-Governamental Conexão Felipe Camarão. A oficina acontece durante todo o dia no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

A oficina foi ministrada pelo pedagogo e professor Josemar Moura do Nascimento, que explicou que a proposta da oficina é trabalhar uma ferramenta de ensino de programação digital e materiais didáticos para que a aula possa despertar mais o interesse dos alunos. Josemar Moura participa do Fab Lab, que é um laboratório de fabricação digital que surgiu com o objetivo de fomentar a criatividade e o desenvolvimento de projetos apoiados na filosofia do “Faça Você Mesmo”. O professor Josemar Nascimento atua na rede municipal de Cascavel (PR) e participa da Rede Conectando Saberes.

“Basta o professor de qualquer área disponibilizar apenas 1h20 minutos toda semana no laboratório de informática da escola para apresentar aos alunos como funciona o computador e os meios digitais. A partir do quarto ano já pode ser aplicado o ensino de programação”, afirma Nascimento.

“Na experiência que temos no Paraná, observamos que de acordo com o desenvolvimento da aula digital os estudantes faltavam menos, além da redução na evasão escolar, tanto que ampliamos o ensino com conceitos de robótica”.

Para a representante da Conexão Felipe Camarão, Vera Santana, “a oficina busca alternativas de mostrar uma proposta em favor do currículo escolar, apostando na Rede de Educadores do Bairro de Felipe Camarão, enquanto ação educativa”.

Além dos professores da Rede Municipal de Ensino de Natal, participam da oficina representantes da Conexão Felipe Camarão, Fundação Fé e Alegria, Instituto Santos Dumont, Associação de Mulheres de Felipe Camarão e IFRN.

Hora do Código

Criado pela Code.Org, a Hora do Código é um movimento global que busca mostrar que a programação está ao alcance de todos. A ideia é programar por uma hora a cada dia, durante uma semana – realizando atividades e maneiras de introduzir os fundamentos do ensino da Ciência da Computação em sala de aula. A Hora do Código dura só uma semana, mas o professor pode continuar disseminando o ensino da programação o ano todo.