25/10/2016 14:50
  • Plano de Mobilidade recebe sugestões na região Norte
O Plano de Mobilidade Urbana da capital vai percorrer toda a cidade em um trailer. Segundo a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), a ação é uma forma de ampliar a participação da população.

A primeira região da cidade a receber o PlanMob Itinerante é a região Norte. “A participação da população é fundamental para construirmos um Plano de Mobilidade que atenda as reais necessidades do natalense”, pontua Walter Pedro da Silva, que é secretário adjunto de Trânsito da STTU.

A equipe do Plano Mobilidade está ao longo desta semana (até 27 de outubro) no Partage Norte Shopping numa loja próxima a C&A, das 10h às 17h. Além das sugestões para o PlanMob, o NatalCard vai estar junto com a STTU realizando a emissão dos cartões do ônibus para idosos e estudantes.

Logo depois, o trailer do Plano de Mobilidade vai para o Terminal de Integração do Conjunto Soledade, nos dias 03 e 04 de novembro. Neste local, as sugestões serão recebidas das 08h às 12h. Além da forma presencial, o cidadão pode colaborar com o PlanMob através da internet no site www.planmobnatal.com.br.

PLANMOB
A discussão do PlanMob começou em dezembro de 2015, quando a minuta do Plano de Comunicação e Participação Social foi apresentada e discutida com entidades públicas. Em fevereiro deste ano, foi apresentado para a sociedade em solenidade com a presença do prefeito Carlos Eduardo e realizadas quatro audiências públicas para iniciar o debate com a comunidade.
O Plano de Mobilidade Urbana é o principal instrumento de planejamento dos sistemas de circulação e transporte. Ele busca traçar os objetivos e ações par aos horizontes futuros da cidade a médio e longo prazo. No PlanMob, são definidas as propostas e diretrizes para que a cidade tenha uma mobilidade de melhor qualidade.
Durante o período eleitoral, as atividades do PlanMob foram suspensas, conforme determina a legislação federal, sendo retomadas agora.