26/10/2016 13:25
  • Assistidos do Centro Pop recebem certificados de conclusão de cursos profissionalizantes
Divulgação Semtas

“A esperança é um sentimento que todo mundo pode ter. Enquanto eu viver, vou ter esperança de realizar meus sonhos. Já tive muitas oportunidades na vida. Deixei passar algumas, mas quando encontrei essa chance decidi que não faria isso de novo. Estou tão realizado com o que estou fazendo que me sinto outra pessoa. Alguém que merece ser feliz também”, diz Luiz Carlos Linche. 45, morador de rua.

Este poderia ser mais um depoimento de quem já passou por diversas dificuldades. Mas, o que ele tem de diferente? A oportunidade de recomeçar. Recuperar a autoestima. Um sentimento que se reflete nos 20 alunos (assim que eles fazem questão de ser chamados), usuários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de rua (Centro Pop), que recebem nesta quarta-feira (26), no Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda, no bairro do Alecrim, certificados de conclusão do curso profissionalizante de corte de cabelo e barbearia.

O curso faz parte do Qualificar Natal, programa da Prefeitura que promove a criação de oportunidades de trabalho, emprego e renda, com ações de qualificação social e profissional para cidadãos atendidos pelas instituições que compõem a Rede Soco assistencial do município, às pessoas que encontram-se em situação de desemprego, jovens (acima de 16 anos) e idosos que almejam a inserção no mercado de trabalho. O programa já qualificou mais de duas mil pessoas em todas as regiões da cidade.

“O curso de corte de cabelo e barbearia é o segundo oferecido aos usuários do Centro POP. O primeiro foi de vassouras pet e percebemos uma aceitação que superou nossas expectativas. Daí a ideia em prosseguirmos com novos cursos de qualificação. Podemos perceber, quando lidamos com pessoas em situação de vulnerabilidade social, que o acolhimento é primordial. Na medida em que eles se percebem respeitados, um mundo novo se abre e acabamos descobrindo talentos e dons incríveis. A prova de que jamais devemos subestimar a capacidade de alguém, independente de sua condição social, explica Ana Santana, pedagoga do Departamento de Qualificação Profissional da Semtas.

Nesta etapa, os cursos de corte de cabelo e barbearia foram divididos em dois módulos, (o próximo será corte feminino) com carga horária de 100 horas, sendo realizados três horas por dia, de segunda-feira a sexta-feira, durante 16 dias.
Desde 2013, a Prefeitura de Natal vem prestando assistência aos trabalhadores por meio do Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda, que é coordenado pela Semtas, com duas unidades, uma no bairro do Alecrim e outra na Cidade Alta.

O Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda oferece os serviços de atendimento em seguro-desemprego, encaminhamento para vagas de trabalho, intermediação de suporte financeiro para microempreendimentos, qualificação social e profissional de jovens e adultos, orientação nos setores de psicologia, de Economia Solidária, pedagógico, social, de empreendedorismo e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e com o Pronatec Aprendiz.

“Nunca pensei em ter uma oportunidade dessa, por isso, quando soube que o Centro Pop ia oferecer este curso não pensei duas vezes. Era a minha chance de continuar como estava ou mudar a minha vida. Por isso, fiz questão de vir todos os dias e não perder nenhuma aula. E não quero parar. Quero participar de muito mais cursos”, revela William Lima, 22 anos, morador de rua há dois. Um sentimento compartilhado pela usuária Regina Soares de Souza 54 anos. “Uma chance como esta oferecida pela prefeitura é mais do que um simples gesto. É um resgate da nossa autoestima. Voltar a acreditar que posso ser novamente o que eu era, me faz ir mais longe e sonhar até com meu próprio negócio. Sair definitivamente das ruas. Lá não é meu lugar. E, o apoio que recebi do Centro Público, de toda esta equipe, só me faz ter mais certeza disso”, revela emocionada.

A Secretária adjunta da Semtas, Maria José de Medeiros, destaca a importância dessa iniciativa. “O fator determinante para a continuidade do crescimento pessoal é que este deve vir sempre acompanhado pela busca do conhecimento. Essa é uma condição necessária e imprescindível para o desenvolvimento de uma nação. E, a melhor forma de atingir este desenvolvimento é privilegiar o potencial humano com políticas e investimentos em educação de qualidade em todos os níveis, formando cidadãos com boa educação formal e qualificação profissional. Esta é uma preocupação da gestão municipal e a oferta desses cursos é mais um passo na busca desse desenvolvimento”, ressalta.