02/12/2016 09:11
  • Seminário da SME e do Instituto Ayrton Senna destaca o compromisso com a alfabetização
Adrovando Claro

Um dia para relatar experiências positivas no processo de alfabetização na Rede Municipal de Ensino. Nesta quinta-feira (1º), professores, gestores e equipes pedagógicas participaram do “I Seminário Secretaria Municipal de Educação – Instituto Ayrton Senna: Alfabetização, compromisso para a vida”, realizado no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O evento foi coordenado pela diretora do Departamento de Ensino Fundamental da SME, a professora Ednice Peixoto dos Santos.

De acordo com a professora Ednice Peixoto, o seminário tem o objetivo de socializar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas turmas de “Correção de Fluxo” por meio dos programas “Se Liga” e “Acelera”. A diretora do Departamento de Ensino Fundamental ainda destacou que toda temática apresentada no seminário enfoca o processo de alfabetização como uma etapa primordial no desenvolvimento da criança e do jovem, com o objetivo de integrá-los no universo das letras.

Presente ao seminário, a titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva, destacou a parceria importante da Prefeitura do Natal com o Instituto Ayrton Senna, por meio dos programas “Se Liga” e “Acelera”, e da necessidade permanente de qualificação dos profissionais de educação, para que possam cada vez mais, efetivarem um trabalho profícuo no processo de alfabetização, principalmente das crianças que por inúmeras razões, ainda não foram totalmente alfabetizadas na idade certa.

Durante o encontro, a gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna, Sandra Giovina Ponzio, apontou os avanços nesse processo de parceria da Prefeitura do Natal com o Instituto Ayrton Senna, e dos resultados positivos que são evidenciados nas unidades da rede municipal participantes dos projetos.

Durante o seminário, a professora e assessora pedagógica da SME, Andréa Carla Pereira Campos Cunha, ministrou a palestra “Entre o Professore e o Ser: Um Alfabetizador”, além das apresentações culturais de alunos das seguintes unidades de ensino: Escola Municipal Professora Josefa Botelho, Escola Municipal Professor José Frazão, Escola Municipal Chico Santeiro, Escola Municipal Professora Almerinda Bezerra e do Grupo Batuques da Resistência.

O seminário abriu espaço também para a apresentação dos seguintes relatos de experiências: “Plantando palavras, colhendo versos” da professora Claudia Moura (E. M. Professor Reginaldo Ferreira), “A afetividade como perspectiva de aprendizagem” da professora Leitisomeire Brito de Lima (E. M Professora Josefa Botelho), “Laços afetivos nas relações de ensino e aprendizagem: relato de uma professora iniciante” da educadora Janaína Silva de Morais (E. M. Jornalista Erivan França) e “Redescobrindo o prazer de estudar” da professora Edielia Bernardo Arruda (E. M. Professor Bernardo Nascimento).

02/12/2016 09:12

Seminário