02/12/2016 15:14
  • Natal lança Campanha de Combate ao Aedes aegypti “Sexta sem mosquito”
A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou na manhã desta sexta-feira (2), na Praça do Pátio da Feira das Rocas, a campanha  "Sexta sem Mosquito. O objetivo é combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chukungunya. Durante toda a manhã, foram realizados diversos serviços de promoção à saúde, além de atividades educativas e culturais.

A solenidade de abertura contou com a participação da secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD-IS), Saudade Azevedo, que comentou sobre a importância da mobilização permanente de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti e da participação de todos.

“Estamos juntos com as Forças Armadas - Marinha, Exército e Aeronáutica - nessa batalha porque entendemos que só venceremos essa guerra contra o mosquito Aedes aegypti de mãos dadas, unindo forças. Pedimos o apoio da população para se juntar nessa prevenção. Mesmo com as diversas ações desenvolvidas pela SMS e parceiros, com mutirão de limpeza, visitas periódicas dos agentes de saúde e as ações realizadas nesse Dia D, é preciso que a população se conscientize e dê mais atenção aos cuidados diários com suas residências”, destacou Saudade Azevedo.

O Dia D contou com a apresentação do Teatro de Bonecos da equipe de Educação do CCZ, da Orquestra Filarmônica Reis Magos de Pium, Banda Leões de Judá e apresentação de palhaços, além de ações de saúde como verificação de pressão arterial, panfletagem, distribuição de hipoclorito de sódio, orientações de saúde, distribuição de preservativos, entre outras ações de promoção à saúde. Durante a solenidade a Secretaria Municipal de Saúde de Natal recebeu do Ministério da Saúde simbolicamente a chave de um carro que será utilizado para as ações de prevenção e combate ao Aedes Aegypti.

O Bairro das Rocas foi escolhido para iniciar as atividades por estar, atualmente, no nível máximo de alerta. Durante a solenidade, os agentes de endemias realizaram ações que consistiu na visita domiciliar vistoriando as casa do bairro, visando encontrar focos do mosquito, orientando as famílias sobre os cuidados com vasilhames e recipientes, pneus descobertos ou recipientes com água parada.

A ideia é que a cada sexta-feira, o Mutirão da Saúde esteja em um bairro diferente, apontado pelo Vigiadengue, metodologia utilizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para identificar as áreas de risco em Natal. O bairro das Rocas foi escolhido para iniciar as atividades por estar, atualmente, no nível máximo de alerta. Próxima sexta-feira, a ação será em frente a Unidade de Saúde de José Sarney.

Em todo o Brasil, esta sexta-feira será dia de mobilização nacional que consiste em ações integradas e simultâneas, desenvolvidas em articulação com prefeituras, governos estaduais e população. Ministros de Estado, militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil, além de outras autoridades, visitarão residências, escolas, órgãos públicos, canteiros de obras e outros locais para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes aegypti.