Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

02/12/2016 15:27
  • Professores participam de Formação para o Atendimento Educacional Especializado
Adrovando Claro
O Parque das Dunas serviu de encerramento da primeira etapa do curso de Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado na Escola Regular, com uma vivência e uma avaliação do processo de aprendizagem.
 
Os professores participaram ao longo do ano de um curso de formação continuada com carga horária de 120 horas, ofertado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento do Ensino Fundamental (DEF) e Setor de Educação Especial (SEE) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O curso envolveu 65 professores, de 46 unidades de ensino.
 
As orientações da formação tiveram como objetivo subsidiar a prática pedagógica desenvolvida no atendimento educacional especializado (AEE), com vistas a possibilitar aos estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação a superação das dificuldades encontradas no acesso ao currículo escolar. 
 
“Dos tópicos já estudados pelos professores, dois temas foram discutidos nesta etapa: Projeto Político Pedagógico na Perspectiva Inclusiva e a Organização e preparação da escola para acolhida de estudantes públicos da Educação Especial,” explicou Erika Soares de Oliveira Araújo, assessora pedagógica do Setor de Educação Especial e coordenadora da formação dos professores das salas de recursos multifuncionais.
 
Esta iniciativa fundamenta-se nas Diretrizes Nacionais da Educação Especial para a Educação Básica/MEC/SECADI, quando se refere ao atendimento educacional especializado, numa perspectiva inclusiva, serviço este de natureza pedagógica, conduzido por professores especializados, que complementam ou suplementam as necessidades curriculares de aprendizagem dos estudantes público da Educação Especial, apoiam os professores de sala de aula comum na reorganização de sua prática e orientam a família quanto ao processo de escolarização do estudante.
 
No parque houve uma vivência com os professores sobre a orientação da chefe do Setor de Educação Especial, Suedna Varela, conduzindo a importância de exercícios com respiração e relaxamento, além de destacar o valor do diálogo e do trabalho em grupo.  Em seguida, ocorreu uma confraternização na área de piqueniques entre os participantes. 



Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css