17/01/2017 11:50
  • Programas de alfabetização registram índices de 81% de aproveitamento
Adrovando Claro

A Secretaria Municipal de Educação de Natal comemora a evolução no desenvolvimento dos estudantes que participam das turmas de “Correção de Fluxo” por meio dos programas “Se Liga” e “Acelera”. O resultado da sistemática dos dois programas revelou que nas turmas do “Se Liga”, 81,6% dos estudantes foram alfabetizados, e no “Acelera” 88,4% dos alunos foram promovidos, ou seja, avançaram nas séries de escolaridade.

O programa “Se Liga” faz a correção de fluxo escolar na 1ª fase do Ensino Fundamental, combatendo o analfabetismo nos anos iniciais, e é aplicado em 23 escolas da Rede Municipal de Ensino de Natal, com o trabalho realizado em 29 turmas. No ano de 2016 participaram das turmas do “Se Liga” 646 alunos. O programa acontece nas turmas de 4º e 5º ano e atende aos estudantes na faixa etária de 10 a 15 anos.

Já o “Acelera” é um programa emergencial, também de correção de fluxo do Ensino Fundamental. Porém, atende estudantes alfabetizados, mas que repetiram de ano várias vezes. Ele combate a repetência que gera uma distorção entre a idade e a sequência de estudo que o aluno frequenta. Contribui para que o aluno, em um ano, alcance o nível de conhecimento esperado para a 1ª fase do Ensino Fundamental, de maneira que possa avançar em sua escolaridade. Os alunos conseguem realizar duas etapas em um ano letivo. O programa atendeu no ano passado 785 alunos, em 28 escolas da Rede Municipal, com o trabalho desenvolvido em 35 turmas.

De acordo com a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da SME, a professora Ednice Peixoto dos Santos, o objetivo dos programas é corrigir a distorção idade-série dos alunos que alcançaram o 4º ano ou o 5º ano já fora de faixa, e sem o nível de alfabetização desejável.

“O grande mérito do programa reside em fazer essa correção utilizando uma metodologia que é essencialmente de uma rotina pedagógica, de um assessoramento bastante presente, porque existe um mediador que faz esse acompanhamento semanal com o professor. Então o grande diferencial do programa é a sistemática de assessoramento porque se faz avaliações constantes, correções de rotas, planejamentos e avaliações continuas. Toda a produção do aluno é continuamente avaliada sem ficar dependendo de uma nota bimestral”, destaca Ednice Peixoto.

A assessora técnica pedagógica Maria das Graças Silvestre conta que a rotina é uma característica muito importante para o sucesso dessas turmas. “Existe uma rotina que deve ser seguida, como por exemplo, a frequência do aluno, que é fundamental, a frequência do professor e o cumprimento dos 200 dias letivos”. Ainda segundo Graças Silvestre, cada turma possui um mediador, que acompanha de perto o trabalho do professor e o desenvolvimento da turma.

Outro fator fundamental dos dois programas é o incentivo à leitura. “Cada aluno ler, no mínimo, quatro livros de literatura por mês. O professor junto com o mediador tem esse papel de promover o prazer da leitura com esses estudantes”, afirmou a assessora pedagógica.

O “Se Liga” e o “Acelera” fazem parte de um convênio de parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS) e a Secretaria Municipal de Educação de Natal. Os programas possuem 15 mediadores e 64 professores, além do assessoramento do Instituto Ayrton Senna, com visitas técnicas a cada dois meses. Durante o ano é realizado um acompanhamento sistemático dos dados (cumprimento dos dias letivos, frequência escolar, leitura, escrita, oralidade e produção de textos).

A titular da Secretaria Municipal de Educação, a professora Justina Iva de Araújo Silva, destacou a importância da parceria. “Estamos entrando no terceiro ano da parceria com o Instituto Ayrton Sena e já temos resultados fantásticos. As crianças que eram alfabetizadas só no 4º ano, quando passaram a ingressar as turmas do “Se Liga”, mais de 82% desses alunos se alfabetizaram ao longo de um ano escolar e da mesma forma com o “Acelera” que tem uma função de fazer avançar os alunos na sua trajetória escolar, e muitos estudantes progrediram do 5º para o 7º ano. O IDEB de Natal avançou comprovando os resultados satisfatórios”, disse a secretária.

Para o professor de uma turma do “Acelera” da Escola Municipal Berilo Wanderley, Marcelo Mendonça, o programa propicia bastante a melhora da autoestima das crianças, com rotinas e materiais didáticos adequados. “Recebemos uma caixa literária que trabalhamos a leitura diariamente com os alunos e eles também levam os livros para casa para lerem com os pais, irmãos ou familiares. Também é missão do professor mostrar que os alunos são capazes de avançar do 4º para o 6º ano, ou do 5º para o 7º ano. Me senti muito bem trabalhando com o programa, pois foi muito gratificante ver o resultado que consegui alcançar com os meus alunos”.

Se Liga

Com salas de, no máximo, 25 alunos, um professor da rede aplica a metodologia do programa que, além da ênfase dada à leitura, oferece às crianças materiais específicos que facilitam e qualificam o aprendizado. O processo de trabalho utiliza material didático e metodologia própria, buscando resgatar uma autoestima e proporcionar autonomia aos estudantes.

Acelera

Funciona com os alunos alfabetizados, mas que repetiram de ano, que são agrupados em salas de até 25 estudantes e acompanhados por um professor da Rede de Ensino devidamente capacitado para aplicar a metodologia proposta. Tanto os alunos como o professor têm acesso a material didático específico, além de monitoramentos e avaliações constantes. As aulas são pensadas para cumprir 200 dias letivos com atividades integradas à realidade dos participantes. Há lições de casa, trabalhos em grupo, momentos voltados à leitura e um acompanhamento personalizado pelo professor.