23/02/2017 11:50
  • Prefeito divulga a programação oficial do Carnaval Multicultural de Natal
Alex Régis Ju

O prefeito Carlos Eduardo divulgou oficialmente a programação do Carnaval Multicultural de Natal, na manhã desta quinta-feira (23), na sede da Prefeitura. Com a presença de artistas locais, secretários de governo e da imprensa, o gestor festejou o início do que chamou de “maior carnaval da história da cidade”, sob o aspecto cultural, econômico e turístico. À noite, o Rei e a Rainha do carnaval receberão a chave da cidade durante o Baile de Máscaras, no Largo do Atheneu.

Carlos Eduardo enfatizou, durante a apresentação, todo trabalho realizado por sua gestão para a recuperação dessa importante manifestação da cultura popular nacional. “Hoje o Carnaval é uma realidade. Fui uma criança e adolescente que brincou o Carnaval em Natal e também fui da geração que vi a festa desaparecer. Tínhamos um sonho que se tornou um objetivo persistente e agora torna-se realidade”, revelou.

O Carnaval Multicultural de 2017 reúne mais de 180 atrações em seis polos espalhados pela cidade (Petrópolis, Ribeira, Redinha, Rocas, Ponta Negra e Centro Histórico. A capital potiguar, segundo pesquisa divulgada perlo maior site de reservas de hotéis do mundo, é o terceiro maior destino turístico do Carnaval nacional. “Temos 28 mil leitos classificados em Natal e uma ocupação de quase 100%, isso sem contar com casas e apartamentos alugados. O nosso Carnaval é um sucesso”, comemorou Carlos Eduardo.

“A expectativa é que consigamos manter o nível de movimentação financeira que a cidade teve no ano passado e crescer um pouco, apesar da crise econômica nacional. Esse ano estamos já próximo da totalidade de ocupação nos hotéis e conseguindo também manter a população na cidade o que também ajuda na movimentação da economia”, exemplificou a secretária de turismo de Natal, Cristiane Alecrim.

Além da questão econômica, o Carnaval de Natal levou em consideração o estímulo à cultura local. “Mais de 90% do nosso Carnaval tem a presença e o talento musical dos nossos artistas”, relembra o prefeito.

Um desses artistas que abrilhantarão a festa, Isaque Galvão ressaltou o tratamento igualitário que as atrações locais estão recebendo em relação aos grandes nomes nacionais que estarão no evento. "Antes o artista não era bem tratado no Carnaval. Depois dessa gestão, somos bem tratados, colocados em um mesmo patamar, com o mesmo palco, som e equipamento de primeira linha. Agradeço por isso, pois assim vamos crescer cada vez mais", comentou Galvão.

Seguindo uma tradição desde a primeira edição do Carnaval Multicultural de Natal, este ano, o homenageado é o jornalista e cartunista Edmar Viana, que faleceu em 2008. "Esta é uma homenagem muito justa a um homem que amava o Carnaval", lembrou Carlos Eduardo.

Entre as atrações, uma das que marca presença em nosso Carnaval desde a década de 20 ganhou ainda mais apoio esse ano. As tradicionais Tribos Indígenas prometem desfilar muita alegria e garantir a preservação de sua cultura no Estado. O cacique Raimundo Brasil, da tribo Potiguares afirma que a festa terá ainda mais brilho. “Somos uma resistência dessa cultura. Agradeço ao prefeito por nos permitir mostrar isso a população e seguir nossa tradição. Faremos uma grande apresentação”, antecipou.

Empolgado com a receptividade do evento, o secretário Dácio Galvão apresentou a lista com uma infinidade de atrações que movimentará os quatro cantos de Natal no período momesco. "Nesta quinta-feira começamos oficialmente o carnaval da cidade com a entrega da chave da cidade ao rei Momo. Será uma festa onde todas as representações culturais irão dialogar sem preconceito", disse.

PROGRAMAÇÃO  CARNAVAL MULTICULTURAL DE NATAL 2017