Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

22/03/2017 15:53
  • Unidade de Saúde Familiar Comunitária promove “Semana da Água”
Divulgação SMS

Em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira (22), a Unidade de Saúde da Família Comunitária (USFC) está promovendo uma série de atividades educativas e de promoção à saúde até a próxima sexta-feira (24). A ação, intitulada “Semana da Água”, inclui orientação sobre as medidas de proteção contra a contaminação da água e o consumo responsável para evitar e combater o desperdício e a distribuição de hipoclorito de sódio.

Segundo a diretora da USFC, Liene Medeiros, todas as atividades têm por objetivo a sensibilização e a conscientização dos usuários e seus familiares para os cuidados com a água, desde sua proteção contra contaminação por agentes patogênicos e consequentes doenças até o combate ao desperdício do recurso, não-renovável.

“Iniciamos as orientações e abordagens ao público desde a segunda-feira, com distribuição de hipoclorito de sódio e também desenvolvendo um trabalho educativo sobre o consumo responsável de água, evitar o desperdício e as doenças que são transmitidas pela ingestão de água contaminada. Todos os dias, elegemos um tema diferente para trabalharmos junto ao público”.

Orientações para a família
Liene Medeiros afirmou que há um trabalho específico junto às crianças atendidas na unidade e em tratamento odontológico. Por meio de atividades lúdicas e educativas, os pequenos usuários são ensinados a combater o desperdício em momentos como o banho, a escovação de dentes e o uso do banheiro.

Junto aos pais/responsáveis, o trabalho aborda questões como a proteção das crianças contra doenças de veiculação hídrica e também a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e febre chikungunya, já que o vetor deposita seus ovos em água parada, suja ou limpa. Os cuidados na cozinha, principalmente para quem acumula ou guarda água em casa, são essenciais para evitar a contaminação desta e ainda evitar o surgimento de focos do mosquito.

“Abordamos a questão da lavagem de louças e de roupas, que, nesse caso, possibilita o reuso da água das máquinas de lavar para ações como lavagem de calçadas, pisos e áreas comuns, entre outras. E também o aumento do adoecimento das crianças com a chegada da época de chuvas. Isso porque muitas crianças brincam e tomam banho em poças de água ou bicas, e essa água pode estar contaminada. As primeiras chuvas acabam lavando os telhados e se houver itens contaminantes, como fezes de gato ou de rato, por exemplo, irão causar doenças”.
 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css