22/03/2017 17:32
  • Prefeito visita novas instalações do Centro de Zoonoses
João Maria Alves

O prefeito Carlos Eduardo inaugurou, na tarde desta quarta (22), a nova sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com 33 anos de existência, o CCZ agora ganha um novo espaço, bem mais moderno, que possibilita aos seus colaboradores gerar resultados cada vez mais satisfatórios para a população de Natal.

“Com essa nova sede, temos uma infraestrutura completa. Assim podemos mapear a cidade, analisar os dados, fazer um planejamento adequado, estudar cada um dos bairros de Natal e assim desenvolver as ações de forma muito mais eficaz, gerando resultados mais satisfatórios”, disse Juliana Araújo, diretora do Departamento de Vigilância e Saúde da SMS.

Um exemplo disso é o “Vigiadengue”, que é um sistema de monitoramento ativo com base na vigilância epidemiológica e entomológica das arboviroses (que são as doenças transmitidas por mosquito Aedes Aegypti, como dengue e zika).

“Esse sistema (Vigiadengue) é um desenvolvimento nosso. A cada 500 metros da cidade colocamos uma ‘armadilha’ e, após 7 dias a retiramos. Depois, fazemos a contagem dos ovos do mosquito nesse período e em cada região e cruzamos com os casos que já existem. Esses dados são fundamentais para direcionarmos nossos esforços de prevenção e combate das arborviroses” explicou o secretário municipal de saúde, Luiz Roberto Fonseca.

O resultado é que, somados os resultados deste mapeamento, mais o trabalho de conscientização da população, agentes de saúde e o apoio de outras secretarias como Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) Serviços Urbanos (Semsur) e Companhia de Serviços Urbanos (Urbana), os casos de dengue tiveram uma redução de mais de 96% entre 2016 e 2017, nos respectivos períodos.

“Natal teve a ‘audácia’ de fazer essa uma experiência e ela deu certo. Os números da redução da dengue mostram isso. O reconhecimento internacional mostra isso. Todos que fazem parte deste trabalho estão de parabéns.” Comemorou o prefeito Carlos Eduardo.

A nova sede CCZ fica localizada na Rua Sebastião Pinto, 880, Nova Descoberta, Distrito Sanitário Sul.