17/04/2019 06:00
  • Prefeito Álvaro Dias entrega Unidade de Saúde de Ponta Negra totalmente reformada

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, entregou na tarde desta terça-feira (16) a obra de reforma da Unidade Básica de Saúde de Ponta Negra. A Unidade passou por uma reforma em toda estrutura física, com ampliação de alguns setores. Foram realizados serviços de pintura interna e externa, das salas, consultórios e banheiros, recuperação de fachada, paredes, calçamento, piso e de luminárias, troca de portas e janelas, além da revisão elétrica e hidrossanitária.

“Uma enorme alegria em está entregando uma obra como essa, moderna e ampla para atender da melhor forma possível a todos que precisarem de uma boa assistência, no serviço básico de saúde aqui nesta localidade”, disse o prefeito.

Agora, a Unidade conta com quatro consultórios médicos; três salas de enfermagem; uma sala de odontologia com dois gabinetes odontológicos; uma sala para pequenas urgências; um consultório de psicologia; uma sala de ginecologia; uma farmácia; uma sala de expurgo; uma sala de regulação; um arquivo; uma sala de preparo; uma lavanderia; uma sala de curativo e retirada de pontos; uma sala de vacinação; uma salão de convivência; uma sala dos agentes comunitário de saúde; uma copa; dois almoxarifados; sala de direção e administração; e, cinco banheiros. A reforma melhorou a ambiência da Unidade, com espaços climatizados e acessibilidade dentro dos padrões das normas técnicas e da Vigilância Sanitária. A obra foi orçada no valor de R$ 267,298.21, oriundo de recursos da Prefeitura e do Ministério da Saúde.

Com a reforma e ampliação, a Unidade passou a contar com quatro equipes de Estratégia Saúde da Família (antes eram apenas duas), ampliando o acesso e assistência à população. A Unidade é responsável pelo atendimento aos usuários da Vila de Ponta Negra, conjunto Ponta Negra, Alagamar e Capim Macio.

"Me sinto feliz e realizada ao mesmo tempo em ver como a nossa UBS ficou bonita", comentou a moradora da Vila de Ponta Negra, de 61 anos de idade, Maria Alice.

São oferecidos pela UBS os serviços de atendimento médico, visita domiciliar da estratégia da Saúde da Família; Crescimento e Desenvolvimento (CD) coletivo; planejamento familiar; vacinação; nebulização; curativo e retirada de pontos; distribuição de sulfato ferroso para gestante; aplicação da vitamina A; teste rápidos de de HIV/Sífilis/Hepatite; preventivos; sorologia de gestantes; distribuição de preservativos; prática integrativas, distribuição de medicamentos, confecção do cartão SUS, acompanhamento do Bolsa Família, entre outros serviços. Além disso, a unidade conta com uma equipe de Consultório na Rua - dando apoio à população em situação de rua - e conta com os Projetos “Saúde na Praia” e “Vila em Movimento” que realiza atividades educativas periodicamente.

.