24/07/2023 17:00
  • Tradições nordestinas permanecem movimentando Rede Municipal de Ensino de Natal
Foto: Manoel Barbosa / SME

Mais um sábado de alegria e festas na Rede Municipal de Ensino de Natal. Dando continuidade às programações voltadas para reverenciar as tradições nordestinas, as escolas municipais Henrique Castriciano, situada no bairro das Rocas e Professor Amadeu Araújo, no Conjunto Nova Natal, bairro Lagoa Azul, realizaram no último sábado (22), os tradicionais arraiás.

Com o tema “Chuva de Alegria no País das Rocas”, a Escola Municipal Henrique Castriciano reuniu toda a comunidade escolar, estudantes e familiares. De acordo com o diretor administrativo Rodolpho Augusto de Moraes, o projeto festa julina 2023 homenageou o flautista Carlos Zens, músico potiguar que leva a cultura erudita e popular pelo Brasil e até fora do país. “Estamos apresentando, valorizando e compartilhando sua história e saber tão importante para que as crianças e as famílias se inspirem através das belas letras e melodias de suas músicas e instrumentos”, disse.

“A importância maior é o envolvimento da comunidade com a escola, que é assim que conseguimos bons resultados. É muito bom o resgate cultural das raízes nordestinas, e fazer uma festa voltada para as crianças, onde eles são os artistas e autores principais, sem dúvida é maravilhoso”, ressaltou o gestor Rodolpho Augusto. Comidas típicas, brincadeiras, músicas, teatro de mamulengos, apresentações das turmas ao lado de Carlos Zens, exposição dos trabalhos, trajes juninos, quadrilha junina e desfile dos reis e rainhas do milho marcaram o Arraiá do H. C. A unidade de ensino possui 346 estudantes matriculados, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Admirando a sobrinha que participava do grupo de abertura do Arraiá, Jozeania Gomes da Silva, estava acompanhando a estudante Sayonara Vitória, de 11 anos, do 5º ano da Escola M. Henrique Castriciano. "Muito bonito a apresentação de teatro, de mamulengos e as apresentações das turmas. A festa está sendo maravilhosa. Tudo muito bonito e organizado", elogiou a tia da estudante.

Já no final da tarde do sábado (22) começou o II Arraiá Do Seu Amadeu, na Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, localizada na zona norte da capital, reunindo os estudantes, familiares, professores e funcionários da unidade de ensino. Trabalhando a cultura nordestina, o Arraiá contou com o resgate de brincadeiras antigas, quadrilha junina, apresentação de teatro, comidas típicas, sorteio de balaios juninos e muito forró.

Para a gestora administrativa Adriana Rocha, foi trabalhado com as turmas a cultura nordestina, que é considerada muito ampla, embora tenha características únicas, tendo histórias folclóricas na literatura brasileira, lendas populares, comidas variadas e festas típicas como a festa junina. "É uma alegria grande para toda a comunidade escolar quando realizamos o nosso arraiá junino. Nossos estudantes se divertem e aproveitam a festividade. Receber os pais na nossa escola também é maravilhoso", ressaltou a diretora. A unidade de ensino conta atualmente com 1.200 estudantes matriculados nas turmas do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Quem achou a festa bastante divertida foi o estudante Paulo Victor Pereira, de 11 anos, do 6º ano da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo. "To gostando muito da festa. Está bem legal", comentou o estudante.

As duas festas contaram com o apoio e segurança da Guarda Municipal de Natal, por meio da Ronda de Proteção Escolar (Rope).