Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

25/03/2024 14:30
  • Escola Municipal Professora Terezinha Paulino recebe Menção Honrosa no Dia Mundial da Água
Foto: Adrovando Claro / SME

A Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima, situada no Conjunto Parque dos Coqueiros, foi agraciada na última sexta-feira (22) com a menção honrosa do "Dia Mundial da Água". O destaque foi entregue durante uma cerimônia realizada no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, pela Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (ARSBAN).
 
A ocasião contou com a presença de aproximadamente 100 estudantes dos três turnos da escola, que participaram ativamente das atividades educativas programadas, como a oficina Arsban “Caminho das Águas”, a visita a Torre Cultural do Parque da Cidade na atividade “Um olhar para a Mata”, incluindo uma palestra sobre o tema "Água: Fonte de Vida", ministrada por Janaína Rocha, especialista em Educação Ambiental.


Durante a palestra, Janaína Rocha destacou a importância da água, explicando detalhes sobre sua distribuição no planeta, onde apenas 2,5% são compostos por água doce, enquanto os restantes 97,5% são água salgada. Ela ressaltou ainda que a área do Parque da Cidade desempenha um papel significativo no abastecimento de água para 75% da população da cidade de Natal, graças ao processo de absorção e filtragem da água da chuva pelas dunas, seguido pelo tratamento e distribuição para as residências. Além disso, foram fornecidas informações importantes sobre medidas de controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.
 
O assessor da ARSBAN, Gustavo Nogueira, enfatizou a importância do Dia Internacional da Água, estabelecido pela ONU em 1992, e ressaltou o compromisso de trabalhar em parceria com a comunidade, especialmente com as escolas, na conscientização e preservação desse recurso vital. Ele também destacou a Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima como um exemplo para ser seguido, elogiando seus esforços em promover a conscientização ambiental entre os estudantes e servir como modelo para outras instituições.


A diretora pedagógica da escola, Andréa Carla de Vasconcelos Ferreira Soares, expressou a gratidão pelo reconhecimento, destacando o trabalho contínuo de conscientização ambiental realizado pela escola ao longo dos anos. Ela afirmou que o projeto será mantido e encerrado durante a Semana do Meio Ambiente, em junho. “É um trabalho de conscientização da natureza que vem sendo feito já há alguns anos, não só dessa gestão, mas também nas gestões anteriores, incluindo os nossos professores de Ciências, incentivando e desenvolvendo o trabalho de cuidado com o ambiente escolar", afirmou.  


A gestora administrativa Vera Lúcia Nascimento da Silva, também comemorou o título de "Escola Modelo de Preservação da Natureza", enfatizando o compromisso de toda a equipe escolar com a manutenção de um ambiente limpo e sustentável, e agradeceu pelo reconhecimento. “Essa conscientização que se busca no dia a dia, no trabalho de sala de aula, na conscientização com os alunos, colocar para eles entenderem a importância desses recursos naturais na vida deles e para um futuro melhor, a partir de um ar mais limpo, que também se gera uma água de boa qualidade”, comentou.


Entre os estudantes, Aíla Beatriz Silva Clemente, de 14 anos, do 8º ano, compartilhou a experiência positiva durante a visita ao Parque da Cidade. "Aprendi sobre a importância da água para a vida no planeta". Já Manuel Pires de Oliveira, de 68 anos, zelador aposentado e estudante da Educação de Jovens e Adultos, elogiou a palestra e expressou sua apreciação pela paisagem vista da torre do Parque. "Uma aula-passeio muito interessante, onde ampliamos os nossos conhecimentos e ainda admiramos a nossa cidade com a vista aqui do Parque", concluiu.  



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css