Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

13/10/2025 18:10
  • Primeira unidade de oncologia pediátrica contra o câncer no RN é inaugurada em Natal
Foto: Magnus Nascimento/ Secom

A primeira unidade de oncologia pediátrica especializada no tratamento de câncer infantojuvenil do Rio Grande do Norte foi inaugurada nesta segunda-feira (13) pela Liga Contra o Câncer. Com a expansão dos serviços de pediatria no prédio do Alecrim, a expectativa é aumentar o diagnóstico precoce da doença, uma das principais causas de morte entre crianças e adolescentes no Brasil.

O prefeito de Natal, Paulinho Freire, enalteceu a expansão da unidade situada no Alecrim e a dedicação dos profissionais da Liga. “Vocês cumprem uma missão dada por Deus. Tenho certeza de que reacendem a esperança em quem já não a tinha mais. Essa obra vai salvar vidas e ajudar no diagnóstico precoce das nossas crianças e adolescentes, sendo um retrato da luta abnegada da Liga Contra o Câncer”, ressaltou.

O novo prédio conta com consultórios, salão de quimioterapia, 10 leitos de cuidados intensivos, 20 leitos de internação, sala de cinema e brinquedotecas em todos os andares. Apenas em 2024, a instituição realizou 17 mil atendimentos de crianças e adolescentes. Atualmente, 75 pacientes estão em tratamento na área de pediatria, e 60 novos casos de câncer infantojuvenil foram registrados em 2025.

O superintendente adjunto da Liga, Ivo Barreto, afirmou que a nova unidade pediátrica é um sonho tornado realidade e ressaltou as metas para o futuro. “Queremos implantar um banco de tumores para intercâmbio mundial de tumores raros. Temos a previsão de que, nos próximos 20 anos, esta casa atinja sua plenitude. No futuro, queremos 40 leitos de internação; inicialmente, usaremos 15. Somos uma unidade para o futuro e não apenas para o momento”, concluiu.

A construção foi viabilizada por meio de doações do Ministério Público do Trabalho (MPT-RN), emendas individual e de bancada indicadas pelo senador Styvenson Valentim, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e da Casa Durval Paiva. A unidade ainda contará com uma área dedicada ao Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI), com auditório e setor de pesquisa clínica, além de um setor exclusivo para Transplante de Medula Óssea, com 17 leitos.

Com a Unidade de Oncologia Pediátrica, a Liga chega a seis unidades assistenciais, além de uma casa de apoio, reforçando seu protagonismo no combate ao câncer no estado. “Toda a estrutura da Unidade de Oncologia Pediátrica está associada a uma equipe multidisciplinar altamente qualificada e uma estrutura moderna”, destacou a oncopediatra Cassandra Valle.





Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css