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Natal foi a capital brasileira que mais ampliou sua infraestrutura cicloviária no último ano, segundo levantamento da Aliança Bike realizado com dados enviados pelas prefeituras via Lei de Acesso à Informação (LAI). Entre julho de 2024 e julho de 2025, a capital potiguar registrou o maior crescimento percentual do país: 69,3% em ciclovias e ciclofaixas implantadas.
O avanço colocou Natal no topo do ranking nacional, à frente de Brasília (13,6%), Maceió (12,9%) e Florianópolis (12,8%). Confira os dados completos:
Crescimento percentual das capitais — ciclovias e ciclofaixas (2024–2025):
Natal (RN): 69,3% — de 37,5 km para 63,5 km
Brasília (DF): 13,6% — de 551,5 km para 626,5 km
Maceió (AL): 12,9% — de 68,1 km para 76,9 km
Florianópolis (SC): 12,8% — de 142,3 km para 160,6 km
Fortaleza (CE): 7,8% — de 443,1 km para 477,6 km
Curitiba (PR): 6,4% — de 146,4 km para 155,7 km
São Paulo (SP): 3,7% — de 710,9 km para 737,0 km
Porto Alegre (RS): 2,9% — de 80,6 km para 82,9 km
Recife (PE): 2,7% — de 128,8 km para 132,3 km
Belo Horizonte (MG): 1,2% — de 114,9 km para 116,3 km
Embora o levantamento considere apenas estruturas implantadas até julho de 2025, Natal já conta atualmente com 113,22 km de infraestrutura cicloviária em operação. O número inclui trechos executados posteriormente e diferentes tipologias, como ciclorrotas, que não entraram no recorte da pesquisa.
A STTU também possui 33,45 km de projetos executivos prontos, e trabalha com uma meta de expansão que prevê a implantação de mais 150 km nos próximos anos.
Para 2026, estão em desenvolvimento projetos de requalificação viária em diversas regiões da cidade, com destaque para a Zona Norte, que receberá ao menos quatro intervenções estruturantes. As ações incluem implantação de novos binários, ampliação de ciclovias e ciclofaixas, criação de calçadas acessíveis e readequações geométricas orientadas pelos princípios do Desenho Universal.